11/03/2013

Como Relaxar o Cabelo em Casa? Meu Passo a Passo do Relaxamento



Hello pessoal!


Muitas meninas já me pediram para eu fazer um vídeo mostrando como eu relaxo o cabelo em casa, eu nunca fiz porquê para mim é humanamente impossível controlar o cabelo, a câmera, o relógio e explicar ao mesmo tempo, já que quando eu relaxo o meu cabelo é um momento de stress, e eu faço o possível para aplicar o mais rápido possível e isso inclui fazer cara feia no espelho hahaha.

Já expliquei como preparo o cabelo ANTES do relaxamento, e aconselho fortemente fazerem o mesmo. Eu começo dividindo o cabelo em quatro partes, como vocês já sabem como é, desembaraço  e aplico o hair food no couro cabeludo para evitar qualquer tipo de queimadura, caso vocês não encontrem o hair food podem usar vaselina também. No comprimento do cabelo que já está alisado eu aplico um creme ou óleo vegetal, pode usar qualquer um, até condicionador mesmo já que o objetivo aqui não é tratar e sim impermeablizar o comprimento, evitando que a parte já relaxada receba um novo relaxamento.




Não sei se já comentei mas eu relaxo o cabelo em duas partes, primeiro faço a parte de trás, depois enxaguo e faço a parte da frente, acho assim melhor, quando eu fazia de uma só vez a parte da frente nunca ficava bem lisa pois era a última a receber o produto e quando eu terminava de aplicar já era quase hora de lavar, e aplicando em duas vezes eu tenho mais tempo e dá para trabalhar melhor a mecha. Eu uso uma touca plástica (dessas fininhas) para proteger a parte que não estou trabalhando, por exemplo quando estou aplicando na parte de trás eu ponho a touca nas duas partes da frente.

Eu começo aplicando na parte de trás, mas diferente do que a maioria faz eu não começo aplicando de baixo para cima e sim de cima para baixo, a razão é simples : na parte de cima está meu "cocoruto" que no meu caso e de muitas pessoas é uma das partes mais chatas de alisar, além de ser a mais crespa. Outro motivo pelo qual não começo pela parte de baixo é que a parte de baixo é mais fina, podem olhar o pé do cabelo de vocês e vão ver como o cabelo é fininho e mais liso que o restante do cabelo, aliás a parte de baixo de meu cabelo sempre teve quebrados, mas depois que comecei a aplicar de cima para baixo isso melhorou.

Depois de aplicar nas duas partes atrás, chegou a vez de fazer o enluvamento no cabelo, não usem o pente para esticar! Usar o pente é um dos erros mais comuns de quem alisa em casa,  usem sempre o dedo! Usem o dedo indicador, o indicador e o médio ou até mesmo os quatros dedos, de baixo para cima você vai usar o dedo para alisar as mechas, deixando elas esticadinhas com o dedo, caso tenham dificuldade usem as costas do pente.

Depois do tempo de pausa (que deve ser contado quando começamos a aplicar e nunca quando terminamos de aplicar) eu enxaguo o cabelo, eu sempre enxaguo com a ajuda de alguém, pois eu enxaguo apenas a parte de trás, a parte da frente está protegida com uma touca plástica e eu peço a ajuda para que a pessoa me ajude a enxaguar sem molhar a parte da frente. Eu enxaguo bastante, mas apenas com água e aplico algum reconstrutor, fazendo assim o mid-relaxer protein treatment

Pensa que acabou? Não estamos nem na metade! Com o reconstrutor na parte de trás eu aplico o relaxamento na parte da frente, que é sempre menor e mais rápida de aplicar. Sigo exatamente a mesma coisa que na parte de trás, mas dessa vez cubro a parte de trás e começo de trás para frente, já que a frente também é mais fina , assim preservo essa parte e evito os quebrados da frente.

Depois do tempo de pausa, enxaguo a frente do cabelo, mais uma vez enxaguo apenas com água até total remoção do produto e aplico um produto recontrutor e deixo agir por 5 minutos. Se vocês lembram, eu fiz exatamente o mesmo processo na parte de trás, a parte de trás do meu cabelo ainda está com reconstrutor nesse momento, a parte de trás fica com um reconstrutor por mais ou menos 30 minutos, o que a depender do reconstrutor normalmente deixa o cabelo "duro" e muito áspero, geralmente o reconstrutor Joico deixa o cabelo assim se usado por muito tempo, no meu cabelo ele não fica tão áspero se eu deixar tanto tempo no dia do relaxamento, já que no dia do relaxamento o cabelo perde muita proteína e está mais necessitado de uma reconstrução, caso o seu cabelo não aguente tanto tempo com reconstrutor, use um reconstrutor menos potente.

Depois de deixar o reconstrutor por 5 minutos na parte da frente, eu enxaguo as duas partes (frente e atrás) e agora sim aplico o shampoo neutralizante, como vocês sabem a espuma deve sair completamente branca, espuma rosada significa que o cabelo ainda tem resquícios de relaxamento. Eu sempre aplico o shampoo neutralizante 3 vezes, e na última vez eu sempre pauso por uns 3 minutos. Depois de enxaguado eu aplico uma máscara, 90% das vezes eu uso a máscara Absolut Repair por ela ter ceramidas, caso vocês não tenham a Absolut Repair em casa podem usar qualquer máscara que contenha ceramidas.

Depois de enxaguar a máscara dou o tratamento por terminado, tiro o excesso de água e aplico um leave-in. Nunca escovo e/ou prancho o cabelo no mesmo dia como se faz nos salões, o cabelo já sofreu agressão demais com a química, então eu deixo ele descansar um pouco, no dia do relaxamento é só tratamento!

Espero que esse post ajude quem ainda tem dúvidas e não sabe como aplicar o produto em casa.


18 comentários:

É uma tarefa complicada né?
Vlw as dicas!
Beijos!

Senhor do Século | Beleza para homens
Oi Paula, vc relaxa seu cabelo com o que? Eu uso hidróxido de sódio e li em um blog que ele não precisa de neutralizante, só de muito enxague.Vc sabe se isso é verdade. O neutralizante por conter peróxido de hidrogênio não reage com o sódio e dá problema não? Que medo!Bjs
Paulinha, você é uma fofa!!! Muitíssimo obrigada, por dividir suas experiências e ajudar-nos tanto. Sempre que tenho dúvidas, corro para o beleza sem fronteiras, pois sei que aqui conseguirei respostas e dicas de como melhorar um pouco o danadinho desse meu cabelo. Deus te ilumine. Bjs
Dimas

Demais! Ainda bem que é só de vez em qdo...
Karina

Guanidina mas vou mudar agora pro sódio. Tanto a guanidina qto o sódio, é a água que qdo retira o produto faz ele parar de agir, o neutralizante q vc citou é para amônia, no entanto guanidina e sódio devem usar um shampoo neutralizante com indicação de cor, ele indica se ainda há resquícios do produto no cabelo, qdo ainda há a espuma é rosa, caso contrário a espuma é branca. Procure um shampoo neutralizante para usar, ele é fundamental no dia do relaxamento
Catia

Amem! Que bom que gosta, faço com amor!
Adorei a dica! Acho muito legal vc compartilhar suas experiencias, mesmos as ruins. Mostra que vc não tem só intenção de divulgar produtos. Parabéns!!!
Reginah

Tem que dizer a verdade né? Se deu certo eu falo se não deu certo eu falo tb.

bjos
Oi Paula, não entendi a parte de enluvar de baixo pra cima dá impressão que alguns fios vão "subir". Seu blog é um dos melhores pode apostar!
elizabetvel

Obrigada! Qdo disse de baixo pra cima não me referi ao fio, talvez não tenha explicado direito....não tô falando do fio mas do montante de cabelo, ao invés de começar a enluvar o cabelo da nuca eu começo enluvando os que ficam perto da orelha, mas no fio eu enluvo normal, no sentido do crescimento justamente pra nºao subir

bjos
Paula, porque não devemos usar o pente fino pra alisar e sim o dedo? Eu relaxo com amônia no salão que eu vou e a cabeleireira sempre alisa com o pente daí fiquei com a dúvida!
Carol

o pente fino quebra os cabelos mais facilmente, e como a química tb enfraquece o cabelo, a possibilidade do pente fino quebrar o cabelo será maior, sem contar que o roçar do pente fino no couro cabeludo no momento do relaxamento com guanidina ou sódio pode causar ardores e até mesmo queimadura no couro cabeludo.
Amei o seu blogue e as suas dicas: Eu tentei me desfrizar, e acabei queimando o meu couro cabeludo:( Olha eu lavo a cabeça 2 vezes por semana, ele cresce mt bem...o problema é k ele parte mt quando passo a escova e o pente...Me ajuda por favor...Vou seguir as tuas dicas... Beijos
Kriola

Aqui tem muitas muitas dicas e resenhas de produtos para ajudar a tratar o cabelo, é só ler e pôr em prática!
beijos
Olá Paula você pode me ajudar com uma dúvida?
Então, meu receio de relaxar em casa é que muitos relaxantes não permitem o uso de tinturas por conta da amônia e no caso eu utilizo tintura do meu cabelo. O que você me sugere?
Eva

Vc pode optar por um tonalizante de baixa oxidação, basta usar um tonalizante sem amônia, mas tem que fazer o teste de mecha sempre pois a tintura com o relaxamento tende a danificar um pouco mais o cabelo
Bom dia Carol!... gostei muito do post.. acredito que me ajudará bastaaaannte... vou tentar fazer sozinha pela primeira vez. =)

Quero saber de você o seguinte: meu cabelo é muuuuito crespo, relaxo com guanidina já a um tempão, estou pensando em além do relaxamento também fazer progressiva p dar a quela finalizada, o que me aconselha?


Angela

Eu acho que relaxamento mais progressiva é muito pra qualquer cabelo, mas tem que ver se seu cabelo aguenta, não esqueça o teste de mecha.

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario! Assim que possivel responderei. Comentarios publicitarios ou que apenas visam a auto-promoção não serão aceitos. Comentarios do tipo "me segue que eu te sigo" serão excluidos.

Bisous!