30/01/2012

Low/ No Poo




Bonjour pessoal!

O low poo e o no poo são duas tecnicas que visam abolir os produtos que prejudicam os cabelos, tais como : sulfatos, silicones insoluveis e petrolatos (oleo mineral). A pessoa que adere essa técnica passa a usar apenas produtos sem essas substâncias.


A diferença entre o low poo e o no poo, como o nome mesmo diz é a presença/ausencia de shampoo. Quem adota o low poo deve usar apenas shampoo sem sulfatos, ja quem adere ao no poo deixa de usar shampoo. Ao contrario do que as pessoas imaginam, a pessoa que deixa de usar shampoo não quer dizer que ela vai deixar de lavar o cabelo e feder não, os adeptos do no poo lavam sim o cabelo, no entanto sem substâncias agressivas como o shampoo.


Ai você pergunta : Paula, como alguém pode não usar shampoo e ter o cabelo limpo?
Simples! No lugar do shampoo geralmente é usado um condicionador sem silicones insoluveis, muita gente não sabe, mas no condicionador ha agentes lavantes, e como com a técnica vamos deixar de usar produtos que deixam residuos no cabelo, o cabelo necessitara de menos lavagens. Ha também o bicarbonato de sodio que pode ser usado misturado com agua e aplicado no cabelo, ele tem o efeito de um shampoo antirresiduo. 


Não, o cabelo não fede, porquê quem faz no poo lava o cabelo varias vezes por semana com muita agua e condicionador, fazendo assim o famoso cowash.


A técnica é recomendada para cabelos secos, cabelos cacheados e crespos, que teoricamente ficariam menos ressecados usando shampoos sem sulfatos.


Faz tempo que não uso silicone (serum/reparador de pontas) no meu cabelo, justamente por ser silicone insoluvel, passei a usar oleo de coco nas pontas do cabelo. Então outro dia eu estava pensando comigo : Se eu ja uso bastante shampoo sem sulfato, evito alguns silicones insoluveis, não uso oleo mineral no cabelo, por quê não fazer low poo?


Decidi então a tentar fazer o low poo, não sei se vai dar certo, mas vou tentar. Uma vez por semana lavarei meu cabelo com um shampoo sem sulfato, e caso nos outros dias lavarei meu cabelo com agua e condicionador se sentir necessidade, o que é raro ja que meus cabelos são bem secos.


No começo é bastante complicado porquê geralmente todos os nossos produtos são cheios de silicones insoluvéis, além de tudo tem que ler o rotulo do produto antes de comprar para se certificar que ele é liberado para no/low poo. Eu ainda não comecei para valer a técnica porquê   tenho varios produtos incompativeis aqui, e vou usar até o fim e depois começar aos poucos a comprar produtos compativeis com o low poo.


Para quem se interessar pelo assunto recomendo a comunidade Low/No poo do Orkut, la as meninas explicam detalhadamente como funciona e também disponibilizam a lista de ingredientes liberados e também a lista de produtos liberados.

33 comentários:

não sabia a diferença sobre isso até hoje...o duro é que complica muito a vida seguir essas técnicas, né..será que vale tanto a pena assim o resultado? bjo bjo
Interessante isso. Nunca tinha ouvido falar. Depois conta o resultado. =)
beijinhos.
Bom post Paula!! Já conhceia a técinca mas devido a um tratamento dermatologico não posso ficar sem usar shampoo. Mas muitas vezes lavo só com condicionador e fica optimo por isso não há que ter receio.

Beijo
Oi Paula, td bem? Ótima resenha!
Parabéns pelo blog e resenhas detalhadas.
Passarei sempre por aqui pra ver as novi.
beijinhos
www.israelcompras.com
Vivi
interessante essa técnica..., desconhecia o termo
Paulinha...

Fiz low poo durante um tempo, depois voltei para poder usar os meus shampoos nutritermique da kerastase e o absolut repair que contém sulfatos. Lavei o cabelo com o anti resíduos ontem e voltei ao low poo... Vamos juntas nessa jornada...rs...e a gente vai trocando experiencias!
Bjos
Paula tenta sim, foi a melhor coisa que fiz por meus cabelos.
Eu sou maníaca por shampoo. Acho que não conseguiria viver mais sem.
Vou acompanhar a sua trajetória.

Bjo.
Cat

Não precisa abandonar o shampoo, basta usar um sem sulfatos que é o que vou fazer.
Debora

Eu a conheço ha muito tempo, mas so agora tive coragem de fazer
Marilia

Como eu sabia que vc fazia low poo passei dias curiando seu blog pra ver os produtos liberados. Ainda não comecei mas pra mim a unica dificuldade até agora é achar um defrisante liberado ja que nessa época é impossivel não usar o secador.
Aninha

Tenho alguns produtos aqui pra acabar, depois que acabar eu começo, peguei a lista dos ingredientes e pus no meu celular pra não errar rs
Diana

Eu tb não conseguiria viver sem! Por isso que vou fazer apenas o low poo, ou seja posso usar shampoo mas tem que ser sem sulfato. Sem shampoo eu tb acho que não poderia fazer
Amanda

Acho que vale sim viu, pq além de agredir menos o cabelo ele fica mais tratado ja que não tem silicone que so maqueia por fora. Depois conto aqui o resultado
:g
Camila

depois de um tempo usando vou voltar pra falar
:g
Oi Paula adorei a resenha. Já tinha ouvido falar da técnica, mas sempre achei muito difícil pôr em prática, já que teria que decorar essa lista de ingredientes proibidos rs. Já com a listinha de produtos liberados fica bem mais fácil. Vou pensar no assunto e acompanhar sua jornada rs.
NOssa Paula amei a dica não conhecia esses movimentos, amei mesmo, vou já olhar os meus shampoos quero ser uma low poo ou no poo quem sabe..poxa vc pode ir comentando o resultado com a gente do q vc está achando?..bjos
Paula as meninas do no/low poo recomendam o Phytodéfrisant – Bálsamo desfrisante alisador vegetal.
Oi Paula!! fiquei feliz em saber q vai tentar essa técnica q eu sou super fã, fico me perguntando porq nao descobri isso antes... sou adepta há 9 meses, qndo aboli o uso da química e resolvi assumir os cachos e essa técnica só me trouxe benefícios e fios saudáveis. Olhe, o protetor termico da relaxima (matrix) é liberado viu! uso ele as vezes qndo uso o difusor e o cheiro é uma delicia, tenta esse!

Buuu
Li

Eu até que não tô muito mal rs mas como os produtos daqui são outros, eu tirei uma foto da lista com meu celular, se tiver em duvida é so olhar no tel rs qdo começar a fazer a técnica vou falar mais aqui

bjos
Hericar

Sim, qdo tiver usando venho aqui falar e tbm qdo resenhar produtos vou dizer os que são compativeis com a técnica
Aninha

Mil vezes obrigada! Vou comprar este então, pq no inverno aqui não da pra dispensar o secador

:g
Rosana

Realmente seus cachos são super saudaveis! Eu estou indo aos poucos, como eu ja usava shampoo sem sulfato e evitava alguns silicones, esta sendo mais facil, vou apenas terminar alguns produtos e me lançar de vez

bjos
Na Itália estão fazendo o shampoo com bicarbonato e água e para enxaguar usam água com vinagre de maçã... Próximo mês vou provar...
Um super beijoooooo e fica com Deus!!!
Dani

Na proxima semana vou começar o low poo e vou usar o bicarbonato no cabelo p retirar todos os residuos antes de começar. Eu ja fazia o enxague com vinagre uma vez por mês, eu faço sempre que acho que meu cabelo ta ficando poroso

bjooo
Paula, e aqui no Brasil tem marcas boas e baratas de shampoo sem sulfato? E como vem o nome desses agressores nos shampoos e condicionadores? Eu uso tresemme, vult, pantene e joico. Sao bons? E tbm queria q vc me indicasse um bom e barato oleo de coco. Bjussss
Aline

No final do post eu deixei a lista com os ingredientes proibidos, assim como a lista com o nome dos produtos liberados (em lilas) é so clicar la que vc vai achar marcas baratas de shampoo sem sulfato, assim como o nome das substâncias a serem evitadas.
Ahhh, o oleo de coco não precisa de marca, basta ser puro!
Paula essa do bicabonato de sodio fiquei passada, rs pensando bem ele serve para muitas coisa mesmo, tanto que na franca se usa muito e ate vende nos mercados pacote como maizena e serve para quase tudo desde culinaria ate limpeza, diferente no brasil que a gente compra mais para afeccoes da boca e limpeza dos dentes, mais essa do cabelo eu nao sabia, rs vou experimentar.
Barbara

Sim! Não sei se vc conhece aquele programa "c'est du propre" mas elas sempre dão dicas de limpeza com o bicarbonato. Experimente e me diga, so não use com frequência pq ele é como um antirresiduos.
As pessoas não sabem sequer a diferença entre sulfatos e ingredientes sulfatados. Quanto mais se fazem bem ou mal aos cabelos. O consumidor não pode acreditar em qualquer coisa que é divulgada.

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario! Assim que possivel responderei. Comentarios publicitarios ou que apenas visam a auto-promoção não serão aceitos. Comentarios do tipo "me segue que eu te sigo" serão excluidos.

Bisous!