08/11/2011

Hair Food Nutre o Cabelo?


Bonjour pessoal!




O post de hoje nasceu de uma troca de e-mails com uma leitora que certamente se reconhecerá neste post.  A leitora me perguntou se poderia usar Hair Food para hidratar o cabelo já que na embalagem vinha dizendo que deixava o cabelo macio e revitalizado, além de tudo um produto com este nome deveria ser nutritivo.


Para quem não sabe, o Hair Food é uma espécie de cera ou brilhantina para as mais velhas bastante comercializado por marcas afro-americanas, no Brasil eu sei que a Salon Line também fabrica hair food.


O Hair food até seria nutritivo para o cabelo se não fosse a alta concentração de óleo mineral, o que faz o produto "inútil" aos meu olhos. O meu hair food por exemplo, tem óleo de amêndoas doces e outro óleo, mas de que adianta ter outros óleos no final da composição se o dois primeiros ingredientes da fórmula (clica na foto que aumenta) são petrolato e óleo mineral?


Muitas das marcas fazem propaganda do hair food dizendo que são enriquecidos com vitaminas, colágeno, e óleos vegetais, o que eles "esquecem" de avisar é que essas substâncias são em quantidades bastante reduzidas, e que o óleo mineral presente cria uma "capa" no fio que impede que ele absorva outros nutrientes. Mas Paula, o cabelo fica bonito com o hair food! Bonito ele fica mesmo porquê o fio fica lubrificado, o que dá a sensação de maciez, mas o cabelo não está tratado.


Apesar da sua composição, eu indico o hair food para uma coisa : proteger a pele e o couro cabeludo durante a química! Sim, ele é excelente se for usado como protetor de pele, eu mesma uso o hair food há anos, ele protege a pele e o couro cabeludo de possíveis queimaduras, principalmente nos casos de relaxamentos alcalinos (sódio, guanidina, lítio). Quando não usava o hair food, meu couro cabeludo sempre ardia com a guanidina, mas depois que comecei a usar antes do relaxamento eu não sinto mais ardor, eu aplico o hair food na nuca, testa, couro cabeludo e nas orelhas antes do relaxamento.


So para esclarecer : Neste post me referi à ceras hair food com óleo mineral e/ou parafina lquida na fórmula e não aos produtos com uma proposta de Hair Food, ou seja produtos com proposta de nutrição, com óleos vegetais e manteigas nas formulas e sem adição de óleo mineral/parafina liquida.

24 comentários:

Que boa essa sua dica! Para mim que pingo oleo pelo cabelo deve ficar uma verdadeira nhaca! aiushuahsuiahsia
bjus
www.laissamakeup.blogspot.com
Não podia deixar de dar o meu testemunho sobre o hair food. E o meu testemunho é: Hair Food não nutre o cabelo!!!rsrsrs A serio quando meu cabelo tava super danificado e eu ainda não sabia nada sobre como cuidar do meu tipo de cabelo, uma amiga chegou a dar-me um pouco de hair food num pote vazio para eu ter em casa, já que na altura não tinha nenhum creme hidratante. E a utilização do hair food não melhorou em nada o meu cabelo. Na realidade eu acho que o hair food serve para disfarçar o cabelo seco, porque na hora o cabelo fica com um aspecto melhor mas no fundo é só superficialmente. Concordo contigo com relação a proteger a pele e o couro cabeludo no relaxamento, nisso é bom rsrsrsrs, mas de resto ESQUECE.
Bom post amiga!!

Beijooo
Nossa, eu nem tenho coragem! Meu cabelo ia virar uma refinaria de óleo usando isso!
Paula, vc sempre arrasa nas dicas para cabelo e esse produto eu não conhecia valeu a dica!

Bjs; Janini
Minha mãe tbm sempre usa antes do relaxamento!!
BjO
Lais

E eu aqui com meu cabelo seco/mixto querendo um pouco de oleo nas pontas rsrs
Cat


Não mesmo amiga! Hair food so mesmo para proteger o cabelo na aplicação da quimica.

Engraçado é que todo mundo acha que o cabelo fica bom pq ele disfarça a aspereza e deixa macio mas não trata nem um pouco, depois de uma lavagem vemos que os estragos continuam la!

bjos
Creuza

Melhor não ter mesmo rs isso so faz ensebar o cabelo e não trata!

bjooo
Janini

ele é vendido tbm pela salon line ai no Brasil, uma pastinha amarela...

bjos
Daiane

Sua mãe ta certissima! Ele é bom para proteger a pele
Oi Paula
Voce ja usou o Marrocanoil, aquele vidro marrom de rótulo azul sabe? Tenho visto que todas as blogueiras ja usaram e recomendam. O que vc tem a dizer sobre ele?
Desculpa se vc ja postou alguma coisa sobre ele, mais eu procurei aqui e não achei nada
Beijos
Gi


Nunca usei o oleo não, fiquei até com vontade de usar ele no começo mas quando soube que tinha silicone eu desisti e resolvi comprar o oleo de argan puro que é o que sempre uso.

beijos
Quando comecei a ler o seu blog e descobri que óleo mineral não eh amigo, verifiquei que os hair food que tenho têm óleo mineral na composição e já os pus de parte. Vou usa-los apenas no relaxamento.
Beijo
Oi pessoal,eu já usei esse óleo por muito tempo e adorava,depois ele não veio mais para o Brasil, então me fez muita falta,acho que o da salon line não é a mesma coisa.

Bjosss..
Paula, não acredito a minha irmã tem essa pastinha alias pastinha maravilhosa e o potinho dura horrores! amei saber disso.

Bjs; Janini
Ah, então tá! Voce agora é minha guru nos assuntos do cabelo rss
Aqui no Brasil o preço dele é muito salgado, vou deixar pra comprar o óleo puro tbém, como vc diria é muito mais baratchenhoo.


Beijos querida e obrigada.
Gi

Gostei do guru rs

Não é so no Brasil que é salgado não, aqui tbm é caro rsrs
Talvez o morrocanoil seja excelente, mas como é caro e eu posso usar o oleo puro, vou ficar com o oleo puro mesmo que no meu caso eu sei que da um bom resultado

bjo
nadia

Esta certissima! Hair food so no relaxamento, para o cabelo prefira oleos vegetais

bjooo
Bell


Eu ja usei da salon line para o relaxamento e não notei diferença, achei a mesma coisa

bjos
Janini


Não recomendo o uso dela para o cabelo, apenas como protetor de pele/couro cabeludo.

bjos
hum entendi a cerinha rss beijo flor
Olá Paula!
Tudo bom?
Adoroooooo seu blog, estou sempre por aqui dando uma olhadinha e aprendendo rs, afinal vc sempre vem com novidades e dicas maravilhosas!
Beijokas
Dani

http://cantinhopramulher.blogspot.com/
onde posso comprar esse produto que não encontro em lugar nenhum
Sely

Em lojas grandes de cosméticos

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario! Assim que possivel responderei. Comentarios publicitarios ou que apenas visam a auto-promoção não serão aceitos. Comentarios do tipo "me segue que eu te sigo" serão excluidos.

Bisous!