22/08/2011

Os benefícios do Vinagre para o Cabelo.






Bonjour meninas!




Não, hoje eu nao vim falar de salada não, os benefícios do vinagre se extendem também ao meio capilar.


Se vocês pesquisarem na internet vao ver que existem milhares de receitas capilares com o vinagre, a maioria delas é para dar brilho ao cabelo, mas porquê será que o vinagre é tao bem cotado no quesito brilho para o cabelo?


Para entenderem como o vinagre é capaz de dar brilho ao cabelo, basta vocês voltarem para as aulas de química e lembrar que o vinagre é um ingrediente ácido que possui o ph entre 2,5 e 3,5 que é bastante inferior ao ph do nosso cabelo. O vinagre ajuda a fechar as cutículas do cabelo e com as cutículas bem alinhadas e fechadas, a luz reflete melhor causando o tão desejado brilho dos cabelos.

Há algum tempo atrás, eu li num fórum francês que o  vinagre ajudaria a remover os depósitos minerais (calcário)  da água dura que é um grande problema  principalmente aqui na Europa e nos USA.

Como já disse mais acima, o vinagre ajuda a realinhar e fechar as cutículas, então logicamente seria um aliado na luta contra cabelos porosos. Uma vez, uma amiga minha que estava com o cabelo bastante danificado e poroso me pediu uma ajuda para cuidar do cabelo, e eu prontamente fui na casa dela e hidratei o cabelo dela com a minha masquintense que deixei agir por trinta minutos e enxaguei. No ultimo enxague utilizei um pouco de vinagre diluído na água e pude constatar que com o vinagre o cabelo pôde "segurar" o  tratamento por mais tempo.

Eu uso o vinagre para fazer o ultimo enxague quando aliso o meu cabelo. Depois de todo o processo de neutralização, eu aplico uma máscara e depois do enxague da máscara eu aplico uma mistura de 200ml de vinagre diluído em 1L de água. Como os tratamentos químicos sao bastante alcalinos e arregaçam abrem bastante as cutículas, mesmo depois do shampoo neutralizante e da máscara eu fico com um certo medo e aplico essa mistura para baixar o ph e para tentar fazer as cutículas voltarem ao normal.

Pode ser qualquer vinagre barato ou tem que ser algum de marca específica? Pode ser aquele barato sim, já que o importante é o seu ph e nao a marca.

Eu sei que você deve estar aí querendo usar o vinagre todo dia e em cada enxague do cabelo, mas devo lembrar que o vinagre contém alcool e alcool em excesso resseca o cabelo. Por isso o vinagre deve ser usado 1x na semana no máximo, e caso o seu cabelo for seco, dê um intervalo maior entre as aplicaçoes.

Quanto de vinagre devo usar ? Isso fica ao seu critério, eu faço no olhômetro mesmo e tento sempre colocar numa proporçao de 1 parte de vinagre para 5 partes de água, ou seja : se você usar 100ml de vinagre, deve dissolver esse mesmos 100ml em 500ml de água.

E o cheiro? Nao se preocupem porquê o cheiro evapora! No meu cabelo por exemplo, o cheiro dura uns 5 minutos e depois desaparece. Em algumas pessoas o cheiro permanece enquanto o cabelo esta molhado, mas depois de seco ele some completamente.

Bisous!

44 comentários:

Me cabelo melhorou a porosidade com mel e ceramidas,mas vou gusrdar essa dica.
flor passa lá no meu bloguinho:estilodaisedaiane.blogspot.com
Paula eu uso de 15 em 15 dias no último enxague o vinagre de maça pra selar os fios e dar brilho , o de uva tbm pode ser usado?
Otimo post. Ja sabia do vinagre, so estava um pouco receosa para usar. Mas fiz uma hidrataçao e finalisei com o vinagre. Bom, o cheiro ficou ate secar. bjo
Daise


O vinagre não é a solução mas ajuda a reduzir a porosidade do cabelo, dando brilho, experimente e nos conte o resultado.

bjos
Janete


Pode sim, o importante não é o ingrediente que ele é feito e sim o fato de ser acido.

bjos
Vlinder


Tem cabelo que o cheiro fica um pouco mais, mas depois de seco o cheiro desaparece completamente.

Bjos
Fiquei super curiosa pra experimentar no meu cabelo!! Muto obrigada, Paula. To amando aprender tanto sobre cabelo com vc!!!
bjs
Bela dica. Bjos Celinha
Não sei porque abandonei o uso do vinagre nos cabelos. Bem lembrada, vou voltar a este hábito tão saudável ao cabelo. Obrigada
Beijo

Adriana Prado
Paloma


Tenta fazer isso na proxima vez que lavar o cabelo ;)

um beijo!
Adriana


Eu tbm esqueço sempre! As vezes uso so a cada três meses mas vou voltar a usar com mais frequência

bjos
Nossa, eu não sabia que vinagre era bom pro cabelo!
Uau! Vou experimentar... rs
Andei meio sumida porque acho que o blogger pirou e eu fiquei sem suas atualizações, como se eu não fosse seguidora. Tive que te seguir novamente. Mas agora aparecerei mais vezes. Afinal, vc foi minha primeira seguidora e a primeira seguidora a gente nunca esquece. rsrs
Beijocas

http://www.neguinhaabusada.com/
Essa do vinagre confesso que me pegou de surpresa...Sempre procurava evitar produtos com álcool achava q ressecava meus cabelos...
Paula me adiciona no msn..to com serios problemas com meus cabelos...preciso de ajuda.

raquelgama@live.com.br
Stella

Ainda por cima ele é bom contra essa nossa agua calcaria.

bjos
Raquel


O alcool resseca sim, por isso recomendo que não seja feito sempre esse enxague com vinagre. Tentei entrar em contato com vc mas o e-mail voltou. Me manda um e-mail belezasemfronteiras@hotmail.fr

bjos
Oi Paula...Adicionei vc no meu msn...
Queria também saber se vc usa ou já usou a linha profissional da tratamento da luna..Shampoo, mascara, reconstrução...se já usou faz uns comentarios sobre o efeito que fez em seus cabelos. Ok?
Raquel


Nunca usei essa marca
Eu quero isso tb, flor to apaixonada por seu blog. Vou te favoritar, já!
:n é my bom seuu blog! meus parebens!! smp passei venagre mais não sabia q era om pro brilho. vó fala q é bom pro cabelo. ah, eu coloco uma colher de sopa, nma mascara de hidratação, nao em água
simplesmente, resulta. adorei :a
Sandra Lança
Aninha

Acabei de experimentar , o vinagre feito com álcool em meu cabelo , estou só esperando o resultado , espero que fique bom , amei as dicas ^^
Ana

Com o uso seu cabelo ficara mais brilhante e menos poroso
:g
Oi flor, gostei muitissimo dessa dica..Fiz relaxamento+progressiva e meu cabelo passou de 'podre' para hidratado.. Porem eu uso bastante secador pois prolonga o efeito da progressiva, posso usar a cada 15 dias essa misturinha, e depois usar um protetor termico e seca-lo sem problemas? Lembrando que tenho essas quimicas que mencionei, e necessito do protetor termico e secador.. Obrigada desde já e parabéns pelo blog! Sucesso e abraços! =)
Laah

Teoricamente vc pode sim fazer a cada 15 dias, no entanto se vc notar que o vinagre resseca, diminua a frequência. :g
Não prejudica a progressiva o vinagre?
Lu

Não, pelo contrario.
Muito bom mesmo,mas o melhor é o vinagre branco,dá um brilho espetacular e fica soltinho,aprovado de verdade!
E quando temos mechas loiras, dá pra usar sem problemas?
Unknow

pode usar sem problemas
Liu
oipassei cisteina no meu cabelo e não gostei, quanto tempo devo esperar para usar alizante a base de amonia?
Liu

Depende da escova, algumas delas além de cisteina contem um pouco de química, nesse caso vc deve fazer um teste de mecha antes e só aplicar o alisante na parte crescida
Olá Paula,usei glicerina e amei o resultado, mas falaram que a mesma engrossa os cabelos,pois meus cabelos são ondulados e grossos,flor gostaria de saber, se realmente a glicerina engrossa os fios?nossa amei tanto o resultado, mas estou com medo dos meus cabelos engrossarem maisss aindaaaa! desde de já agradeço sua atenção,obrigada! bjsss
Gleicy

Nunca ouvi falar que glicerina engrosse o cabelo, acho que não tem nada a ver, se vc gostou continue a usar, se notar alguma diferença, dê uma parada.

bjos
Obrigada Paula,amo suas dicas maravilhosas,gostei do resultado que o vinagre proporciona,Paula o vc acha do limão eu fiz tmb gostei,é ácido e não contém álcool!lembrando sempree,tem que ter um intervalo para usa-lo ambos,senão resseca mesmo!
Gleicy

Sim, é uma boa mas tome muito cuidado e enxague muito muito o cabelo depois, pq o limão em contato com o sol queima e fica umas manchas horriveis.
Voce mencionou que depois que faz alisamento passa o vinagre com a água, mas esse passar é na próxima lavagem que voce faz no cabelo? ou voce faz o alisamento e ja lava direto com essa solução? beijos
É no mesmo dia do alisamento, depois de fazer hidratação
Posso usar qualquer tipo de vinagre, ou tem que ser só de maçã? Dá o mesmo resultado? Qual o melhor? bjo
Meu cabelo é crespo posso usar o vinagre assim mesmo?
o vinagre para de quebrar o cabelo?

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario! Assim que possivel responderei. Comentarios publicitarios ou que apenas visam a auto-promoção não serão aceitos. Comentarios do tipo "me segue que eu te sigo" serão excluidos.

Bisous!