30 de nov de 2010

A Verdade Sobre o Óleo Mineral





Oi gente!




Muita gente não entendeu meu descontentamento no outro post a respeito do óleo mineral mas venho aqui explicar.


O óleo mineral é um produto barato que muitos fabricantes insistem em usar nos seus produtos já que ele é infinitamente mais barato que o óleo vegetal. O que muita gente não sabe é que o óleo mineral não penetra no cabelo, ele cria uma "capa" que impede o cabelo de ser hidratado (nesse caso falo de hidratação simples, à base de água, especificamente estou falando da umidade do ar, dos leave ins, e dos cremes simples) e que so é removido depois de um bom shampoo. O problema de tudo é que você não percebe que o óleo mineral faz mal ao cabelo pois seu cabelo fica bonito com ele porquê o óleo mineral da um "efeito cinderela" ele fica bonito momentaneamente mas não está tratado.


O oléo mineral é um vilão que também vem disfarçado de nomes como  petrolatum e paraffiniumm liquidum. Todos esses nomes querem dizer uma coisa : cabelo "encapado". Cuidado!


Por isso que quando falei da umectação e do pré-poo  eu disse que não recomendo óleo mineral, infelizmente  a maioria dos óleos vendidos nas lojas de cosméticos são basicamente compostos de óleo mineral, por isso o preço deles são bem interessantes, atrativos e possuem um perfume legal. Não se deixem enganar, leiam a composição dos produtos antes de comprar e verifiquem se tem óleo mineral.


Infelizmente muitas marcas continuam usando óleo mineral na formula, muitas marcas americanas especialista em cabelos crespos usam óleo mineral na formula por isso desisti de usar alguns produtos afros, de que adianta o produto ser barato se ele não trata? Já falei mais cedo do tratamento noturno Mizani que comprei ( e não foi barato, diga-se de passagem) e que vem com óleo mineral no começo da formula. Como comprei pela internet eu não pude ver a composição antes de comprar e acabei trazendo gato por lebre.




Bisous!

9 comentários:

Olá! Adorei seu post falando sobre o óleo mineral.

Abraço!

http://mariasimagempessoal.blogspot.com/
Olá Paula!
Menina parabéns pelo post está hiper esclarecedor!
Sabe, as vezes pagamos caríssimo por produtos q dizem os rótulo "melhorar", mas na verdade estragam nosso cabelo e de quebra a saúde, aff!

Vlw, bjus.
Oi Paula, parabéns por seu blog, achei óptimo , muito esclarecedor. Estava procurando dicas para cabelo sêco e encontrei o seu blog.
Eu não sabia que o óleo mineral não hidratava os fios, mas agora estou entendendo porque a máscara que tenho usado não funciona, já fui ver os ingredientes e lá estava o vilão,kkk.
Bjs
Ahh, e agora me surgiu uma dúvida, nos bálsamos labiais tb devemos escolher os que têm óleo vegetal??
Maria Alexandre

Obrigada :)
Joseni

Obrigada! Um pequeno detalhe faz toda a diferença! Ainda bem que conhecendo as coisas ruins podemos evita-las né?

bjos
Magda

Obrigada pelo elogio :) para cabelo seco você pode fazer umectação que escrevi aqui
http://www.belezasemfronteiras.com/2009/09/o-que-aprendi-com-as-francesas.html que vc pode fazer com qualquer oleo vegetal puro, inclusive azeite de oliva que todas nos temos em casa.

Quanto ao balsamo labial, sabe que eu nunca tinha pensado nisso? mas o fato é que o oleo mineral é mesmo ruim, então não deve ser bom para os labios tb. Eu utiliso o labello da nivea e como aqui o inverno chegou mais cedo e estou enfrentando temperatura negativas eu uso o balsamos varias vezes por dia e nunca li sua composição, vou prestar mais atenção agora

bjos
Paula estou amando o seu blog tenho encontrado dicas preciosas. Abraços!
Marcinha

Muito obrigada! :)

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario! Assim que possivel responderei. Comentarios publicitarios ou que apenas visam a auto-promoção não serão aceitos. Comentarios do tipo "me segue que eu te sigo" serão excluidos.

Bisous!