14/09/2010

Shampoo sem Sal : Não caia nessa!

Oi gente!


Levante a mão quem ja não recusou um shampoo por ele ser com sal? Quem já não pensou que um shampoo com sal pode ressecar o cabelo?


Primeiramente vamos entender o que é o sal : Quem ainda lembra das aulas de quimica sabe quem um Sal a grosso modo seria o resultado de uma reação quimica como por exemplo um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal. Por exemplo:


CO2 + CaO → CaCO3
 
O Sal mais conhecido é o Cloreto de Sodio (Na Cl )Também conhecido como sal de cozinha. Mas o que isso tem a ver com o shampoo? O cloreto de sodio é muito utilizado na fabricação do shampoo, sua principal função é engrossar o shampoo e fazer espuma. Mas isso não estraga o cabelo? Não! As empresas não colocam o sal de colheradas no shampoo, as quantidades são minimas.
 
Então algumas empresas lançaram o shampoo sem sal, so que o que elas "esqueceram" de avisar foi que o shampoo era apenas sem cloreto de sodio (sal de cozinha) e que o shampoo continuaria tendo outros sais como o Lauril Sulfato de Sodio (um poderoso decapante agente lavante) entre outros. O que quero dizer aqui é que não existe uma diferença significativa entre um shampoo com sal e sem sal, teria uma diferença se vocês usassem um shampoo sem sulfato


O que realmente é importante verificar no shampoo é o seu PH, se ele for muito alcalino pode danificar o cabelo com o uso constante.
 
Se shampoo sem sal fosse esse bambambam todo com certeza as grandes empresas como l'oréal, wella, kérastase etc teriam shampoo sem sal, ja que essas empresas tem grandes laboratorios e cientistas sempre procurando a melhor formula, e o melhor produto para nossos cabelos.
 
Essa historia de shampoo sem sal é uma grande estratégia de marketing das empresas e um grande mito!
  
Bisous!

20 comentários:

Olá Paula!
Muito bom e esclarecedor esse post sobre shampoo sem sal.Sabe, sou adepta do No POO e antes disso eu tb me iludia com as propagandas da indústria cosmética sobre o famoso "shampoo sem sal".
Que bom q existe blogs como este que nos ensinam corretamente.
Bjs.
Ola Joseni

Obrigada pelo elogio. Eu apenas tento passar um pouco do que aprendi, acredito que conhecimento deve ser sempre partilhado.

Um beijo!
Paula parabéns pela sua matéria!!!
Sempre duvidei dessa história de shampoo sem sal, basta ler no rótulo que mesmo que o shampoo especifique que não leva sal na fórmula (o sal de cozinha), a gente encontra pelo menos um outro tipo de sal, isso quando não vem dois ou três tipos de sais em sua composição. Um shampoo totalmente livre de sal seria impraticável de usar, já que não teria viscosidade, seria um líquido semelhante à água de tão ralo que ficaria o produto. E, tendo em vista que os outros sais geralmente são mais agressivos em relação à espuma e consequentemente detergência (acho que é assim que se fala), eu prefiro mesmo os shampoos com o sal de cozinha e pronto!!!
Pelo menos esse aí não vai retirar de todo a camada hidrolipídica do cabelo.

Bjs

Sua xará - Paula
Obrigada Paula! que bom que gostou da matéria :)

bjos
Caraaaamba. Tô bege. Nunca tinha me tocado disso.
Vou até pesquisar mais sobre o assunto...
O pior é que eu já caí nessa. Oh shit ¬¬
Arrasou no post.
Beijinhos :*

http://tamodado.blogspot.com
Oi miguxinha eu concordo com seu texto, mas infelizmente hoje so vemos shampoo sem sal para vender das marcas ditas menos caras, fui em uma farmacia essa semana e adoro os da dove tavam todos nos rotulos shampoo sem sal... acho que ele danifica e os fios.... noto que resseca mais os fios, pois o shampoo sem sal antes eu sabia que era para ser usado apenas 1 vez ao mes agora só vejo dele para vender. Nao entendo essa tendencia mesmo de tudo sem sal etc...


Beijinhos 1000
Cris


www.manualdeperua.blogspot.com
Mariana

as empresas querem mais é que a gente nao saiba a verdade e caia nas historias dela mesmo...eu e todo mundo tbm ja caimos nessa, vc nao foi a unica rs

bjos
Cris

Pode usar o "sem sal" diariamente sem problema, o que nao pode é acreditar q ele é melhor que os outros pq no final é a mesma coisa. Os shampoos pantene e elsève nao sao "sem sal" e sao uma boa opçao entre os mais baratos.

bjos
Menina caí no conto do vigário! Nem sabia disso. Obrigado. Agora vou olhar direitinho PH dos shampoos.
Presta atençao sim Marilia, um cabelo ja danificado pode piorar bastante com um shampoo ruim, ninguém nunca pensa nisso mas é bom levar em consideraçao

bjos
o xampu mamãe e bebe da natura tb tem sal? a composição dele parece tão leve e me falaram q ele n tinha.
Snow


Como disse aqui, todo shampoo tem algum tipo de sal, o que talvez ele nao tenha é sulfato...mas isso eu nao sei dizer
vamos supor que eu tenha um shampoo de fato sem sal e sem sulfato... Que vantagens teria? O que mudaria?
Lucas

Como disse aqui, o sal não influencia pq a quantidade é minima...ja o sem sulfato muda bastante pq o sulfato é o que limpa o cabelo mas ele limpa o cabelo agredindo, ressecando...
Paula, em sites franceses encontrei muitas meninas procurando e outras aconselhando justamente o shampoo sem Lauril Sulfato de Sodio para quem fez o lissage brésilien. Justifica?
Vai haver mesmo uma diferença significativa no resultado da escova progressiva?
Merci desde já!!!
Olá Paula!!!
Recebi seu blog por indicação de uma amiga que mora aí em Paris e nossa fiquei com muitas dúvidas...
A primeira e mais importante - todas as 3 empresas que vc citou TEM shampoo sem sal (sem cloreto de sodiun, pq sem LAURIL não exite mesmo) aqui no Brasil. É só pra enganar brasileiro então???
Tem escova permanente (progressiva ou sei lá que nome é ai hehehe) e a cabelereira recomendou que usasse só shampoo sem NaCl.. pois bem tudo ia mto bem até o dia que viajei e esqueci o meu, usei um normal, de marca boa, com sal e a escova foi embora NA HORA? pq isso aconteceu? Será que foi só por conta do PH?
Como saber qual é o Ph correto para cada cabelo?
E por fim... se me lembro das aulas de química... qto mais alcalino, mais "salgado" ?
Fora esse monte de dúvida que fiquei, menina - SEU BLOG É ÓTIMO, parabéns!!!
Milena


sim, o Lauril Sulfato de Sodio ele lava o cabelo de forma mais agressiva, ele abre mais as cuticulas do cabelo. Mas tb não é assim apavorante não rs vc pode usar um shampoo "normal" desde que o mesmo seja de boa qualidade, o que uma pessoa que fez progressiva deve evita é usar shampoo antirresiduos.

bjos
Oi Ya

Procurei informações sobre os shampoos sem sal dessas 3 empresas e não achei nada a respeito, não posso te dar uma opinião concreta pois não conheço a formula dos produtos mas é bem possivel que seja so pra seguir a "moda do shampoo sem sal" como disse acima, o cloreto de sodio vem em quantidades tão reduzidas que não faz diferença alguma, mas infelizmente essa informação é pouco difundida.

Qto ao episodio da escova, é muito dificil um cabelo que esteja super liso perca a escova em apenas uma lavada, ao menos que vc tenha lavado com antirresiduos (mesmo assim acho demais) então deveriamos cogitar a agua, o clima etc...fatores que poderiam dar a impressão que a o cabelo mudou.

Quanto ao ph, a maioria dos shampoos vem com ph adequado (exceto os antirresiduos e shampoos baratérrimos) evite shampoos para cabelos oleosos e anti-caspa.Basta passar um condicionador ou uma mascara apos o shampoo e fica tudo ok

Não sei se ficou claro pra vc (as vezes eu escrevo sem organizar as idéias rs) então vamos fazer um recapitulativo :

um cabelo com progressiva pode usar qualquer shampoo de qualidade (exceto shampoo para cabelos com caspa, shampoo antirresiduos e certos shampoos para cabelos oleosos)

Se vc preferir pode usar shampoo sem lauril sulfato de sodio para ter uma lavagem ainda mais suave. Tem esse post com opções de shampoos aqui
http://www.belezasemfronteiras.com/2010/09/opcoes-de-shampoos-sem-sulfatos.html

Não sei se fui clara, mas se não entendeu alguma coisa é so falar

bjos
não concordo, pois essas marcas que você mencionou aí a cima têm sim linhas de shampoo sem sal que são utilizadas após tratamentos como escova progressiva que ajuda a prolongar o efeito dos químicos
não concordo, pois essas marcas que você mencionou aí a cima têm sim linhas de shampoo sem sal que são utilizadas após tratamentos como escova progressiva que ajuda a prolongar o efeito dos químicos

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario! Assim que possivel responderei. Comentarios publicitarios ou que apenas visam a auto-promoção não serão aceitos. Comentarios do tipo "me segue que eu te sigo" serão excluidos.

Bisous!