11/09/2009

O que aprendi com as francesas : Umectação capilar




Oi meninas!




Ha uns tempos atras participei de uma entrevista relacionada a beleza e me perguntaram : O que você aprendeu com as francesas em termos de beleza? Poderia citar varias coisas (e vou citar em outros posts !) mas uma das melhores coisas que aprendi com as francesas foi fazer umectação , também conhecida como banho de oleo, ideal para cabelos secos.
"Umectação capilar é um potente tratamento para cabelos enrolados super
ressecados. A umectação devolve a umidade natural, equilibra, hidrata e acalma o
volume dos fios."
Aqui na França comecei a ler foruns sobre cabelos crespos e via que muitas mulheres sempre aconselham a umectaçao pra dar uma melhorada nos cabelos.


Lembram que na nossa infância (pelo menos na minha!)não existia essa variedade de cremes que existem hoje, minha mãe penteava meu cabelo com oleo de lavanda da Bourbon (aquele da tampinha marron...) e meu cabelo era otimo! Não tô aqui dizendo a ninguém que se usar oleo o cabelo vai ficar tratado, o oleo não vai reconstruir o cabelo de ninguém mas pode dar um UP nos cabelos.


Eu compro uma mistura de oleos vegetais propria para umectação e passo mecha por mecha nos cabelos secos ou então uso oleo de amêndoas doces puro (daqueles que a gente compra na farmacia) não recomendo esses oleos que vendem em lojas de cosméticos porque a maioria tem uma grande concentração de oleo mineral. Um outro oleo otimo para a umectação é o Essentials Oils da Avlon, as vezes utlizo ele e fica otimo também.


Eu faço assim : aqueço o oleo 20 segundos no microondas e passo no cabelo do meio até as pontas. Quanto ao tempo de pausa, depende do seu tempo disponivel mas o ideal é deixar pelo menos 1 hora antes de lavar ou faça como eu li que as francesas fazem : coloque a noite e so lave no dia seguinte (não recomendavel para quem dorme acompanhada rs) eu ja fiz e lavei no dia seguinte. (dormi de touca obeeeveo!) Depois do tempo de pausa deve-se lavar bem os cabelos com shampoo e de preferência fazer algum tratamento (hidratação,recosntrução...)


Acho que não preciso repetir que umectação so deve ser feita em cabelos extra-secos né?


Bisous!

35 comentários:

tem aquele óleo de hidratação a quente da Avno, será q pode ser considerado uma umectação? acho tão legal! bjinhus
Oi Amanda

esse oleo nao seria exatamente uma umectaçao mas uma hidratação mesmo,antigamente eu usava esse oleo sempre,achava bem bonzinho!

bjosss
Salut Paulinha!
Gostei do seu blog. É muito bom matar a saudade do tempo que morei em Paris! Tempos difíceis mas que me ensinaram muitas coisas.
Vou linkar seu blog no meu. Quando puder passa lá para conhecer!
Bises/ Márcia
Gostei daqui.., vou ver mais. Abraços
Se gostar de poesia para distrair e inspirar , passa lá no meu blog.
Hoje mesmo vou fazer essa umectação com o óleo de amendoas doces. Tenho o óleo seve da natura de óleo de amendoas doces e vou fazer o teste. Meu cabelo está um caco só. Tem escova definitiva e dei as texanas nas pontas. Alguns fios parecem mais um arame farpado de tão grossos que estão. Assim que realizar a experiência farei um post no blog contanto sobre e onde eu descobri essa tecnica.
Estou usando shampoos para cabelos coloridos para ver se o amarelão do descolorante sai um pouco e fica aquela coisa mais acinzentada. Usei o shampoo desamarelador da Amend que melhorou o aspecto da cor, mas deixou mega ressecado.

Beijos e muito obrigada pela dica.
Cynthia


Tenta fazer nas pontas mas verifique que nao tenha oleo mineral nem parafina liquida na formula, prefira oleo vegetal puro (dê uma olhada no sève pra conferir a composição) se vc nao tiver um oleo vegetal puro pode usar azeite de oliva que o efeito é muito bom tb.


bjos
Oi ,gostaria de saber se posso fazer uma umectação usando os seguintes oleos vegetais todos juntos > azeite de oliva, azeite de dende e oleo de ricínio posso tacar os tres oleos na umectação?
Nicole


pode sim, mas te recomendo que depois use cada um deles separado assim vc vai saber qual o efeito real de cada um
Olá, meninas!
Bom, se cabelo que nunca passou por quimica é virgem o meu é uma puta das mais rodadas.Nunca conquistei um cabelo como tenho agora.Brilhoso,bonito,sedoso e liiiiso *-*
Faço DEFINITIVA (nao progressiva) de 6 em 6 meses,hidrataçao 2 vezes por semana e essa umectaçao que eu descobri atraves de site tbm 3 vezes ao mes e ela é perfeita deixa meu cabelo super brilhoso! Faço com azeite de oliva extra virgem.Meninas é mt boa,essas que ficam reclamando é que o cabelo ta tao ferrado mas tao ferrado que azeite de oliva parece que deixa mais cheio o cabelo e pouco brilhoso por isso só aconselho se o seu cabelo nao estiver TAAAO RUIM pois quando meu cabelo tava um caco e eu fazia hidrataçao com o novex de azeite de oliva nao dava um efeito legal parecia q nao mudava muito.Por isso,conselho: só façam a umectaçao se seu cabelo nao estiver muito ruim!
PS: Só voltei aqui para postar esse comentario para dar meu depoimento sobre a umectaçao que eu fiz e antes tambem estava na duvida sobre fazer ou nao fazer.
Beijos ;*
Carool Way
Carol


Obrigada pelo depoimento! Eu ja fiz muito com azeite de oliva no começo, hoje em dia faço com oleo de côco e meu cabelo adora!

bjos
Oi florzinha,vim visitar seu blogindicado pelo da Jana, do rosa e pink, amei as dicas,vou fazer *-*
Gina

Oi Paula,

quantas vezes por semana devemos fazer umectação?
Gina

Quantas vezes vc achar necessario, eu faço a cada vez q lavo
Gina

Obrigada Paula.
Esse seu blog salvou meus cabelos do desastre total rss
Beijos
O melho pra fazer isso é com oleo de tutano puro (aqueles q vc consegue no açougue e prepara em casa) . Eu passo antes de dormir com um pouco de oleo de coco misturado. Meu cabelo estava horrivel, todo elastico pq de umas californianas mal sucedidas, em menos de 2 semanas tratando dele assim, meu cabelo ta recuperado uns 85%. Recomendo d+!!! Bjs
Faço com oleo de tutano puro (que vc consegue no açougue e prepara em casa) e oleo de coco. Passo de noite e lavo no outro dia, em menos de 2 semanas meu cabelo que estava em estado critico, com as pontas elasticas, ja esta recuperado uns 85%! Recomendo mtooo!! Bjs
Rubya

O tutano é excelente, eu uso ele misturado a mascaras de hidratação, nunca usei com o oleo de côco (que tbm adoro!) mas vou experimentar ainda essa semana, obrigada pela dica!
:g
OI PAULA EU TAMBÉM ADERI A SUA SUGESTÃO DE UMECTAÇÃO E COMPREI 16 ÓLEOS VEGETAIS PUROS ONDE UMA VEZ POR SEMANA EU FAÇO E DEIXO DE UM DIA PARA O OUTRO GOSTEI BASTANTE MAIS UMA VEZ OBRIGADA PELAS SUGESTÕES !!!
Unknow

16? nossinhora! Tem oleo pra dar, vender e emprestar rs
Sinceramente eu acho que umectação faz toda diferença num cabelo seco, hoje em dia eu não sei mais lavar meu cabelo sem umectar antes, virou um vicio! rs

bjos
paula faz a umectação e deixa ou em seguida enchagua não entede se retira o oléo ou deixa depois de lavado.
Aplica o óleo, deixa pausar e depois lava
paula fiz e o resultado foi maravilhoso muito obrigada pela dica pós meu cabelo e seco demais obs; eu mesma que fiz o oléo de coco com o propio coco natural pra faze a umectação
Queria ser prendada assim rs
oiee galera, eu queria muito exprimenta esse ai mas estou vivendo em portugal e aqui nao tem a marca avlon. :s alguem sabe como posso encomendar online??
Beatrice

Pela internet, no site lookfantastic tem
Beatrice

No site lookfantastic dá para comprar
faço com cabelos humidos ,seco acaba com os cachos
Lila

Eu não tenho cachos, e além disso água repele óleo por isso eu sempre faço com o cabelo seco
gostei. vou tentar fazer!!! obrigada
Oii Paula estou visitando seu blog pela primeira vez. Olha seu trabalho é incrível e seu blog muito completo, as informações são claras e objetivas.
Eu tenho uma dúvida: Meu cabelo passou por processos quimicos de relaxamento e progressiva, 2 longos anos depois ele voltou a sua forma natural, porém ele é muito seco e encaracolado desde a raiz. O que você me sugere de produtos e instruções, para que ele se torne menos seco e com os cachos mais definidos?

Obrigada, amei seu blog!! Já estou seguindo e divulgando para minhas amigas!
Gisele

De produto é difícil indicar, cada cabelo reage de um modo diferente, além de tudo depende de vários fatores como o qto vc pode pagar, se existe x produto onde vc mora, como é seu cabelo etc...então sugiro que vc comece lendo as resenhas dos produtos que eu já fiz (que são muuuuitas!)No lado direito do blog tem os marcadores, é só clicar em shampooo, máscara etc...para ler as postagens. Por enquanto o que recomendo é que faça umectação para nutrir seu cabelo e melhorar os cachos.

bjos
so pode fazer isso em cabelos enrolados é? e so pode fazer em cabelos muito muito ressecados, em cabelos mais ou menos, mais danificados nunca?
Miquela

Não, em qualquer cabelo que esteja danificado/ressecado
Paula ao que vc acha de Óleo de coco??
Já usou?
Parece que é tendencia...
Raquel

Tem vários posts no blog sobre óleo de coco

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario! Assim que possivel responderei. Comentarios publicitarios ou que apenas visam a auto-promoção não serão aceitos. Comentarios do tipo "me segue que eu te sigo" serão excluidos.

Bisous!